A abelha quando pica transmite alguma doença?

Se você já foi picado por uma abelha, sabe o quanto dói aquele ferrão que fica onde ela picou, não é verdade? Mas será que aquele ferrão só causa dor ou também transmite alguma doença também?

Quem trouxe essa dúvida para a gente através do site foi a Raquel, de 9 anos, e quem responde é o Ciro Murad, aluno da faculdade de Medicina da UFMG:

“Olá, Raquel!
ótima pergunta. Na verdade, as picadas de abelhas não causam doenças. Alguns insetos carregam em sua saliva minúsculos seres vivos (microorganismos) que tem capacidade de viver e multiplicar no corpo humano causando doenças. Mas até hoje, não foram encontrados microorganismos na saliva de nossas abelhas que causem doenças.

O que pode acontecer é que a pessoa tenha uma alergia ao veneno da abelha (se você quiser saber mais sobre alergias, ouça aqui sobre “o que é alergia?“). Nesse caso o local da picada fica vermelho, doloroso e coça bastante. Existem casos mais graves que a pessoa fica cheia de bolinhas vermelhas no corpo todo, podendo até perder a respiração, mas isso é, felizmente, muito raro!”

Essa pergunta foi ilustrada por Dayse Teodoro.

3 thoughts on “A abelha quando pica transmite alguma doença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *