A obesidade nos mata?

Será que a obesidade pode levar alguém à morte? O João Vitor, de 10 anos e que estuda no Centro Pedagógico da UFMG nos questiona sobre isso. Quem responde é a professora Débora D’ávilla do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:

João Vitor, o que acontece é que uma pessoa obesa tem uma possibilidade maior de desenvolver algumas doenças como hipertensão (ou pressão alta), doenças do coração, alguns tipos de câncer e várias outras.

Mas, por que isso acontece? Por que o excesso de gordura pode nos fazer mal? A quantidade exagerada de gordura no corpo do obeso mexe com todo o funcionamento do organismo e várias coisas acontecem. Uma delas é que a gordura pode se depositar e entupir os vasos sanguíneos, que levam nutrientes e oxigênio pra todas as células do nosso corpo. E o que acontece quando uma célula fica sem oxigênio e nutrientes por muito tempo? Ela pode morrer.

Pode acontecer, por exemplo, de os vasos que levam oxigênio para o coração ficarem entupidos. Dessa forma as células do coração também podem morrer, e dependendo da quantidade de células mortas, se forem muitas, o coração pode parar de bater.

Então João Vitor, pode acontecer de a obesidade matar sim. Mas não é toda pessoa obesa que vai morrer por isso. Existem pessoas obesas que vivem muitos e muitos anos. Mas, se o excesso de gordura nos deixa menos saudáveis, é bom cuidarmos da nossa alimentação, não é mesmo? Devemos ter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras, e evitar comer alimentos muito gordurosos, como as frituras. Praticar atividades físicas como danças, esportes, caminhadas também ajudam bastante.O importante é se sentir bem e procurar maneiras de emagrecer de forma saudável, principalmente com a ajuda de profissionais qualificados, como educadores físicos, nutricionistas e médicos. Interessante, né?

Essa pergunta foi ilustrada por Dayse Teodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *