O José Vitor de 14 anos, que mora em Diamantina, Minas Gerais, mandou essa pergunta para a gente.

Olá José Vitor! Sua pergunta é uma daquelas difíceis de responder! Isso por que até mesmo os biólogos não entraram em concordância sobre a resposta dela. Mas uma coisa eles afirmam: por baixo daquela pelagem intercalada de preto e branco, a zebra tem a pele completamente preta. 

Os pesquisadores já descobriram que desde o desenvolvimento embrionário, as zebras possuem a pele preta e que o padrão de listras pretas e brancas no pelo é determinado geneticamente, e que, dessa forma, cada zebra possui listras únicas. É como se fosse a digital dos seres humanos, então se as zebras precisassem de carteira de identidade, nós já sabemos o que iria aparecer lá na parte de identificação. 

Além de variar entre as zebras, a forma como as listras se distribuem por todo o pelo varia de acordo com cada espécie. Até já foram relatados casos de zebras que nasceram com bolinhas brancas no lugar das listras, com grandes manchas brancas ou com listras loiras. Mas esses casos são muito raros e só acontecem por causa de mutações genéticas.

Então, José Vitor, essa discussão sobre as listras ainda continua, mas o que eu posso afirmar é que, na minha opinião, elas dão muito charme para aqueles animais. Porém os estudiosos dizem mais: elas possuem grande importância para a sobrevivência das zebras. Você consegue imaginar o porquê?