Como a vida chegou à Terra?

Olha, essa questão tem ocupado a cabeça de muita gente… E existem várias crenças sobre o início da vida na Terra, mas vamos lhe falar o que pensam os cientistas sobre isso. Fizemos uma entrevista com o Professor Renato Las Casas da UFMG e olha só o que ele disse.

“Essa questão é uma das mais antigas da humanidade. Agora já não tem muita saída não, já que existe vida aqui, das duas, uma: ou a vida se formou a partir dos elementos químicos que deram origem ao planeta – é a chamada teoria da geração espontânea – ou a vida veio de fora num estágio de desenvolvimento que pode ter sido maior ou menor. é a chamada teoria da pan-espermia.

Mas, até hoje, a ciência não chegou a uma conclusão. Já há muito tempo que a maioria dos cientistas tende para a teoria da geração espontânea, ou seja, que a vida se formou aqui a partir dos elementos químicos primordiais do planeta. Mas nos últimos anos, podemos dizer que cresceram mais as dúvidas do que a certeza quanto a essa teoria.

Nos últimos anos, surgiu uma teoria que foi chamada de nova pan-espermia. Segundo essa teoria, a vida veio de fora. Os princípios da vida ficariam no espaço, em nuvens interestelares, escondidos da luz das estrelas vizinhas e dentro de grãozinhos de poeira. Eles chegariam até as camadas externas dos sistemas planetários e entrariam pra composição de cometas. Esses cometas então levariam a vida até os planetas mais internos do sistema planetário. Teria sido assim, segundo essa teoria da nova pan-espermia, com a origem da vida no nosso planeta Terra.

Essa pergunta foi ilustrada por Dayse Teodoro.

One thought on “Como a vida chegou à Terra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *