Como aprendemos e conseguimos falar?

 

Algumas pessoas falam português, como nós. Outras falam inglês, alemão, tupi-guarani ou ainda alguma outra língua. São mais de 6909 línguas diferentes faladas em todo o mundo.

A língua é um dos principais componentes das culturas, através dela, podemos entender vários aspectos da organização, conhecimentos e modos de vida de uma sociedade.

Tá vendo como falar é importante? Além de construir vários componentes da nossa cultura, falar também pode ser considerado o meio mais importante de comunicação, e conhecimento. A linguagem nos tira do universo individual e nos leva para o social, onde aprendemos e fazemos amizades, expomos nossas ideias e construímos novos conhecimentos.

      Além disso, a linguagem, está presente o tempo todo na vida de todos nós, desde quando éramos bem pequenininhos no berço,  até ficarmos bem velhinhos. Sem a fala, seria difícil organizar nossas ideias e todas as informações e experiências que vivemos ao longo da vida. Sem a fala não poderíamos aprender, e nem saberíamos como nos expressar.

Apesar de existirem várias línguas e formas de  expressar, nós seres humanos conseguimos perceber o som de maneiras semelhante.  Isso ocorre porque nós, seres humanos, temos os mesmos instrumentos. Para ouvir, o ouvido, e para interpretar os sons, o nosso cérebro. Assim sabemos se um som é alto ou baixo, se é a voz de uma pessoa ou o barulho de um copo quebrando. Além disso, temos o mesmo aparelho para falar, que é constituído pela boca, língua e cordas vocais.

Nessa aprendizagem, a visão também é muito importante. Ao observar uma pessoa falando, percebemos que há mudanças na expressão da sua face. E aprendemos a relacionar essas expressões com os diferentes sons da fala.

Como você pode perceber, nós utilizamos vários instrumentos e órgãos dos sentidos para falar. Associando todos eles,  aprendemos as línguas que usamos para nos comunicar.

Além disso, temos o mesmo aparelho para falar, que é constituído pela boca, língua e pregas vocais. No site da Universidade das Crianças, você pode assistir à animação “De onde vem a nossa voz?”, para saber um pouco mais sobre isso…

Você já percebeu como as pessoas gesticulam, fazem caretas e mexem com as mãos quando estão falando? Será que a gente “fala” com o corpo todo?

Essa pergunta foi respondida pela Dayse Teodoro e Bárbara Martinez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *