Como as pernas possuem equilíbrio?

Você já tentou equilibrar-se sobre uma perna só? Já andou de skate? Ou jáexperimentou andar e fazer manobras no slackline?
Conseguimos nos equilibrar bem sobre as nossas pernas, por causa do nosso centrode gravidade. Você sabe o que é isso? Imagine uma linha reta que vai do umbigo,passa pelo nariz e vai até o topo da cabeça. Quando estamos em pé e parados, esta linha é o nosso centro de gravidade.
Se der, faça uma experiência.  Fique em pé, sobre as duas pernas e olhe para o chão.Você verá que seu umbigo estará alinhado entre os seus pés. Notou?Agora fique em um pé só e veja como o seu umbigo fica alinhado exatamente com oseu pé de apoio.
Nas duas situações o seu centro de gravidade se manteve. é isso o que te faz terequilíbrio!
Mas e as pernas? Elas são a nossa base de apoio.
Teríamos mais equilíbrio se andássemos com as pernas mais abertas ou em quatro patas, como fazem os gatos e outros animais.Em algumas situações é preciso aumentar a base de apoio, como na gravidez. Com uma barriga bem grande, a mulher começa a andar com as pernas mais abertas.
E você já reparou que quando ainda somos bebês, andamos com as pernas bemabertas e damos passos largos? E já notou que algumas pessoas mais velhas passama andar com as pernas abertas ou tem que usar bengalas para se equilibrar? Por queserá que isso acontece???
Mais uma experiência! Em um local seguro, experimente andar sobre uma linha retatraçada no chão. Depois, faça o mesmo com os olhos vendados. é bem provável quecom os olhos vendados você vai fazer um caminho tortuoso e sair fora da linha. E muito cuidado para não cair!
Então, como você mesmo notou, os olhos também são importantes para o equilíbrio.Além deles, os nossos ouvidos, o balanço dos nossos braços e o nosso sistemanervoso também são importantes. Tudo isso, em conjunto, nos mantém em equilíbrio.

Essa pergunta foi ilustrada por Leonardo Barros.

5 thoughts on “Como as pernas possuem equilíbrio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *