Como conseguimos lembrar de tantas coisas?


Você já parou para pensar em como o nosso cérebro consegue guardar tanta informação? O Eric, que tem nove anos e estuda no Centro Pedagógico da UFMG nos deixou essa pergunta. Quem nos ajudou a responder a pergunta foi o professor Márcio Morais, do departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Veja o que ele disse:

“Nós nos lembramos de tantas coisas porque o nosso cérebro possui capacidade para guardar muitas informações. Ele guarda desde as nossas emoções até tudo aquilo que aprendemos na escola. Essa capacidade do cérebro recebe o nome de memória.

Mas como será que a memória funciona?

Demorou muito para que os cientistas começarem a entender melhor como as células do nosso cérebro interagem para formar nossas memórias. Essas células, chamadas neurônios, apresentam longos braços, bem finos e que quase se tocam. Isso permite que um neurônio passe a informação que ele recebeu para outros neurônios próximos a ele, formando uma espécie de grande rede.

Cada vez que você aprende uma coisa nova essa rede se modifica, entendeu?

Então, se você conseguir lembrar de tudo isso que eu acabei de falar, é porque os seus neurônios acabaram de formar uma nova rede.”

Legal, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *