Como é feita a casca do machucado?

O Humberto, de 10 anos, que mora em Tocantins(MG), perguntou:

Como é feita a casca do machucado?

 

Ei, Humberto! Eu adorei sua pergunta. Quando eu era criança, minhas brincadeiras preferidas eram as de correr, fazer estrelinha e dar piruetas. Por vezes, eu acabava com o joelho ralado e depois de alguns dias aparecia a casquinha do machucado. Minha mãe me dizia que se eu a tirasse, a cicatrização iria demorar mais tempo e por isso eu entendia que a casca servia para proteger o machucado !

 

Quando você perde a pele, por ter arranhado, raspado ou cortado alguma região do corpo, junto com ela pode sair sangue.  Um dos componentes do sangue, as plaquetas, que nada mais são do que alguns pedacinhos de células, vão começar  a se depositar nas bordas do machucado. Em poucos minutos, certas proteínas, se juntam às plaquetas e formam como se fosse um “tampão”, que vai ficando cada vez mais seco. Esse “tampão” é a casca do machucado. A pele lesionada vai se reconstruir lentamente por debaixo dessa casca. E por fim, quando a casquinha cai, a pele de baixo vai estar novinha em folha.

 

Para mim,  as casquinhas guardam histórias das nossas aventuras e brincadeiras. Quando criança, eu contava para minha família e amigos, como tinha acontecido cada uma delas. E você, Humberto, tem alguma história sobre um machucado?

Confira também porque chocolate dá espinhas! É só clicar aqui!

Texto de Luana Carelli

Ilustração de Gabriel Roberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *