Como eu escuto?

Já parou para pensar em como a gente escuta as coisas? O João Marcelo, que tem 10 anos e mora na Serra do Cipó, já. Foi ele quem nos deixou a pergunta que Fernanda Gregory, aluna de Medicina da UFMG, explica melhor. Veja o que ela disse:

“Bom, para entender como escutamos é preciso embarcar em uma viagem por dentro do nosso ouvido. E a viagem começa assim: quando falamos ou tocamos um instrumento, o som provoca vibrações no ar. Essas vibrações entram no nosso ouvido e batem, como um tambor, numa membrana bem fininha chamada de tímpano. As batidas no tímpano movimentam três ossinhos muito pequenos que temos no ouvido. Eles são os menores ossinhos de todo nosso corpo! O movimento deles estimula outras estruturas, como a cóclea, lá dentro do ouvido.

O estímulo que começou quando a gente falou ou tocou um instrumento, depois de percorrer todo este caminho, chega ao nervo auditivo, que leva a mensagem até a área da audição no nosso cérebro.

Vamos recapitular?

Vibrações no ar, tímpano, pequenos ossinhos, cóclea, nervo auditivo e córtex cerebral. O nosso cérebro interpreta o que escutamos! Na verdade, nosso ouvido capta o som, mas nosso cérebro que escuta!

Isso não é super interessante?”

é sim!

Essa pergunta foi ilustrada por Dayse Teodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *