Como funciona nossa mente?

A Vânia, que é leitora do site, nos enviou uma pergunta outro dia: “Como funciona a nossa mente?”

Será que mente e cérebro são a mesma coisa? Nem sempre. Mas se não são a mesma coisa, que diferença existe entre um e outro? A Lidia Cardoso, que é especialista em Neurociências e doutora em Ciências da Saúde pela UFRJ, explica algumas dessas diferenças pra gente.

Mente? O que é isso? É uma palavra muito usada, não acham?
— “Minha mente está cheia de coisas!”
— “Estou com a mente cansada”

Veja que nesses dois exemplos aí as pessoas falam de mente como um lugar, onde se guardam coisas ou algo. E é assim mesmo? Como ela funciona?Primeiro vou dizer que existe o cérebro, uma parte do nosso corpo que é essencial para a vida, para que o corpo funcione. O cérebro é algo físico, concreto, biológico. Ele tem peso, tem aquela aparência enrugada que todos conhecem.
A mente  é tudo aquilo que se passa dentro dessa estrutura física. A mente é o resultado do funcionamento do cérebro: os pensamentos, os sentimentos e as emoções. E os dois não podem ser entendidos de forma separada. Por quê? Porque tudo o que pensamos e sentimos desde o nosso nascimento vai “formando e moldando” nosso cérebro. Não existe mente sem o cérebro  e o cérebro não serviria para nada do que fazemos se não houvesse a mente.

Então a mente funciona assim: imagine uma criança quando nasce. O que ela sabe? Nada, não é? O que acontece quando essa criança tem fome? Ela não sabe falar, ainda não aprendeu, o cérebro ainda não ficou totalmente pronto, então ela chora. Quando ela chora recebe alimento. Isso acontece muitas vezes e a criança aprende, o cérebro dela registra que quando sente fome e chora, logo depois alguém dá alimento e resolve o problema.
A criança vai crescendo e aprendendo outras coisas simples como essa e algumas mais complicadas, como aprender as operações básicas da matemática – somar, subtrair, multiplicar, dividir. Ela aprende que quando se machuca sente dor, além da dor física sente também um mal estar, um sentimento ruim por causa dessa dor. Aprende o que pode machucar e causar dor. Com isso aprende também a tomar decisões que evitem a dor – por exemplo: sabe que se colocar o dedo em uma panela muito quente vai se queimar e sentir dor, então evita isso. Isso acontece porque vamos aprendendo todas essas coisas durante a vida. Nossa mente faz isso: guarda o que aprendemos, o que vimos e o que acontece conosco. Essa é uma das decisões que nossa mente faz, mas existem outras milhares: Quando atravessar a rua, que roupa usar para ir à escola, quando devemos ir dormir e descansar porque precisamos ir à escola no dia seguinte, qual o ônibus certo para ir para casa, o que eu quero ser quando crescer, etc. Tudo isso é nossa mente funcionando.

Então o que acontece? A mente funciona quando começamos a ter sensações, entender o que sentimos, pensar sobre o que sentimos. E cada vez ela vai ficando mais complexa, vai melhorando esse jeito de funcionar. Viu só? A nossa mente ajuda a acumular informações que o cérebro processa para tornar a nossa vida possível.

Interessante, não é mesmo? Se você ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais, acesse:

Pergunta ilustrada por Bruno Sommerfeld.

3 thoughts on “Como funciona nossa mente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *