Como nasce o pelo na gente?

Olá, Vitória! A ilustração dessa pergunta foi feita pela Dayse e quem responde esta pergunta é o Auro, aluno do curso de Medicina da UFMG.

Olhe para seu corpo e observe se em todas as áreas tem pelo… Como você pode perceber, por exemplo, na sola dos pés e na palma das mãos não existem pelos, não é mesmo? é que só nasce pelo em regiões da pele em que há uma estrutura chamada de folículo piloso.

Feche os olhos e imagine uma semente sendo plantada em um vaso. Daqui a algum tempo, ela vai originar uma plantinha, não vai? Pois é, a semente é como se fosse esse folículo piloso, que vai se multiplicando, multiplicando e originando novas células. E as células que vão morrendo com o tempo, num processo chamado de queratinização, vão sendo empurradas para fora da terra e, então, o pelo nasce e cresce. E não há pelos na sola dos pés nem na palma das mãos porque nessas áreas não há semente, quer dizer, não há folículo piloso.

Agora eu é que te faço uma pergunta: por que é que quando a gente vai ficando adolescente, a gente começa a perceber pelos em lugares que antes a gente achava que não tinha, como debaixo do braço ou na região genital? O que acontece é que na adolescência todo o nosso corpo sofre transformações, em grande parte por causa dos hormônios sexuais. Por causa desses hormônios sexuais é que os pelos passam a crescer ainda mais, ficam mais grossos e então a gente passa a perceber pelos em regiões que até então não havíamos percebido.

Essa pergunta foi ilustrada por Dayse Teodoro.

2 thoughts on “Como nasce o pelo na gente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *