Como nosso cérebro funciona?

O Willian Marques e a Luanni Nascimento, ambos com 10 anos e de Caeté,  e o Alexandre, de 11 anos que mora em Morada Nova de Minas nos fizeram a mesma pergunta: como funciona o nosso cérebro? O que será que acontece na nossa massa cinzenta quando pensamos e sentimos? Bem intrigante, não?

A resposta é de Brenda Godoi, aluna do curso de Medicina da UFMG:

“Nossa, mas que pergunta difícil! Vários cientistas tentaram e muitos ainda estão tentando descobrir exatamente como o cérebro funciona. Eles já descobriram muitas coisas, mas sabem que ainda há muita coisa a ser descoberta.   Então eu vou te contar um pouco do que eles já sabem, combinado?   Antes de tudo, é preciso saber que nosso cérebro é formado por muitos neurônios.Você sabe o que é um neurônio? é uma célula parecida com uma estrela, mas com um dos bracinhos maior que os outros. O neurônio usa esse seu bracinho maior para se comunicar com outros neurônios.

Um neurônio quase encosta seu braço na cabeça do outro e esse outro neurônio quase encosta seu braço na cabeça de um terceiro neurônio e por aí vai. A função dos neurônios é formar redes entre si, ou seja, um se comunica com vários, que se comunicam com vários e com vários, formando a chamada rede neuronal. Quando essa rede é formada, o cérebro faz um raciocínio, guarda uma lembrança, nos fazer sentir um desejo, além de um montão de outras coisas.

Acredita-se que o cérebro funcione a partir dessas redes. Imagina só. Você tem mais ou menos 100 bilhões de neurônios, cada um pode se comunicar com até 10 mil outros neurônios. é muita coisa! A capacidade de aprendizado e memória do nosso cérebro é impressionante. Essas redes se constroem e se desmancham por toda a vida de um sujeito. Isso explica, por exemplo, por que temos diferentes vontades e comportamentos em determinadas épocas da vida. A todo momento, redes neuronais estão se fazendo e se desfazendo dentro do seu cérebro, sabia? Além dos neurônios, há um conjunto de células, chamadas células da glia, que são muito importantes para ajudar os neurônios no processamento, na criação, na recepção e na transmissão de informações dentro do nosso corpo. Elas são indispensáveis à sobrevivência deles. Imagina o trabalho que elas têm!

E então, seu cérebro formou uma rede neural e você aprendeu direitinho como ele funciona?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *