Como o cabelo é formado?

Para responder a dúvida do Mateus, de Cardeal Mota (MG), convidamos a Fernanda Gregory e o Auro Sérgio, alunos de Medicina da UFMG.

Todos os mamíferos possuem pêlos, os gatos, cachorros, vacas, e nós, seres humanos. Os pêlos que temos na cabeça são chamados de cabelos.

O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pêlos espalhados por nosso corpo! No fundo desse folículo existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.

Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina? Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que vão se ajuntar, vão se empacotando e formando o pêlo.

O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira. E finalmente a cutícula do pêlo que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.

Os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente, por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acreditem: nós temos cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça e os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!

Essa pergunta foi ilustrada por Leonardo Barros.

Para saber mais:

4 thoughts on “Como o cabelo é formado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *