Como o mundo surgiu?

Você já parou para pensar em como surgiu o planeta em que você e eu estamos agora? Bom, a Letícia, que tem 10 anos e mora em Morada Nova de Minas, já. Foi ela quem nos deixou a pergunta aí de cima e nos deixou curiosos também.

Na verdade, existem várias direções para esta pergunta: para os Chineses o mundo surgiu de um jeito, para os índios Guarani, de outro, para os Berberes do deserto do Saara, outro… e por aí vai. E a Ciência tem uma interpretação também. Para falar sobre ela, conversamos com Domingos Soares, que é cosmólogo e professor aposentado do curso de Física da UFMG. E é muito legal o que ele diz sobre o assunto, veja só:

“Existem várias respostas para esta pergunta. Mesmo dentro da ciência esta teoria é questionada.

O Sol, a Lua, a Terra e os outros planetas, todos pertencem a uma família a que chamamos Sistema Solar. Para saber como o nosso mundo surgiu, precisamos saber como esta família surgiu.

Vamos pedir ajuda a dois sábios do passado. Um deles é o francês Antoine Lavoisier. Ele viveu no século XVIII e é considerado o criador da química moderna. Em seus estudos sobre as transformações da matéria, ele disse: “(…) Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Tudo se transforma!  O Sol, a Lua, o nosso mundo e o restante do Sistema Solar foram bem diferentes muito tempo atrás. Eles não existiam como hoje, mas as substâncias que os constituíam estavam espalhadas numa grande nuvem de matéria, a Nebulosa Solar. E foi desta nuvem que eles surgiram através de transformações que ocorreram ao longo de bilhões e bilhões de anos. é, é difícil imaginar um tempo tão longo!

Como ocorreram estas transformações? Quem nos ajudará agora é o grande sábio inglês Isaac Newton, que viveu nos séculos XVII e XVIII.  Ele descobriu que qualquer porção de matéria atrai, ou melhor, puxa em sua direção qualquer outra porção de matéria. (Ele chamou isto de “gravidade”. A “força da gravidade” é que nos dá o peso que temos!)

Então, aquela nuvem de matéria espalhada diminuiu de tamanho, pois cada pedacinho de matéria puxava outro pedacinho. A maior parte da nuvem era de gás e deste gás foi formado o Sol. Vocês sabiam? O Sol é uma grande bola de gás!

O restante da nuvem era sólido, uma pequeníssima parte, e foi ela que deu origem aos planetas e entre eles o nosso mundo, a Terra e a sua companheira, a Lua.”

Super legal, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *