Como o sangue é filtrado?

Olá Mateus! O rim é o principal responsável por filtrar o nosso sangue, retirar substâncias tóxicas ou em excesso e produzir o xixi. Ele se parece com um grão de feijão, é mais ou menos do tamanho da nossa mão fechada e geralmente temos um par desse órgão.

Lá dentro dos rins, existem milhares de pequenos filtros chamados de néfrons, que separam aquelas substâncias importantes para o nosso corpo daquelas que não precisamos mais. E olha só que legal: todo o sangue do nosso corpo é filtrado cerca de 40 vezes por dia.

Depois de filtrados, os resíduos se juntam com água formando a urina. Para ser eliminada, ela desce um longo tubo chamado de ureter e vai sendo armazenada na bexiga. Quando a bexiga já está quase cheia, sentimos aquela vontade de ir ao banheiro e o xixi desce por outro tubo chamado de uretra. Quanto mais água você tomar, mais clarinho o seu xixi vai sair, hihi!

Depois de aprender como o sangue é filtrado, vai aí uma experiência para você aprender a localizar os rins: primeiro coloque as mãos na sua cintura, agora deslize suas mãos para cima até chegar nas costelas e deixe os seus polegares posicionados nas costas: é aí que estão os rins. Você não poderá senti-los, mas eles estão bem aí.

Respondido por Amanda Martins

Ilustrado por Marianna Teixeira

Quer saber mais sobre o sangue? Acesse  Por que o sangue é vermelho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *