Como se forma a cor dos olhos?

A cor dos nossos olhos depende das substâncias que o nosso corpo produz na íris, a parte colorida dos olhos. A “receita” para essas substâncias está dentro de cada célula nossa, lá no núcleo. E o que fica dentro do núcleo? é o DNA e ele é muuuito importante, porque é nele que estão guardadas todas as receitas para sermos o que somos. é lá que tem receita para a cor do cabelo, o formato dos dentes, o tamanho do pé e tudo o mais, inclusive a cor dos olhos.

Uma metade do DNA de cada um de nós veio da nossa mãe e a outra metade, do nosso pai. é por isso que pais e filhos geralmente têm características em comum; eles são parecidos. A receita de cada substância que o nosso corpo produz é chamada de “gene” e o nosso DNA tem um tantão de genes, cada um com uma receita. Para os olhos terem cor são necessárias várias receitas, o que quer dizer que precisamos de vários genes diferentes.

Por isso, mesmo que o seu DNA tenha vindo dos seus pais, a cor dos seus olhos pode ser outra. Na íris dos seus olhos tem-se o resultado de uma combinação de substâncias vindas de genes distintos. Quanto mais substância for produzida, mais preto é o olho daquela pessoa! Assim, há pessoas com olhos bem azuis e outras com olhos pretinhos que nem jabuticaba.

This questions was illustrated by Leonardo Barros.

2 thoughts on “Como se forma a cor dos olhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *