Como se forma a lava dos vulcões?

Pode parecer estranho, mas, o calor da Terra não vem apenas do Sol. Se pudéssemos cavar, cavar e cavar, por milhares e milhares de quilômetros, poderíamos observar que, a terra é formada por várias camadas e que a temperatura em seu interior é muito alta. Esse calor, ajuda a aquecer um pouco a superfície onde vivemos, impede o congelamento do fundo dos oceanos e, adivinha só! Irá formar o magma, que dará origem à lava dos vulcões.

O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto. Nessa camada, os materiais se encontram no estado sólido, como uma pedra, pois, a força sobre o magma é muito alta. Mas, se ocorre alguma mudança no interior da Terra fazendo com que o magma se torne liquido, ele irá mover-se em direção à superfície onde vivemos e pode sair como uma erupção nos vulcões, e então, passa a ser chamado de lava.

Há alguns bilhões de anos havia muito mais vulcões em nosso planeta e não existiam rios, nem mares, nem terra firme. Hoje, podemos observar, por exemplo, ilhas como as do Caribe que têm areia preta, formada pela lava, isso acontece com o passar de muitos anos Viu só quanta coisa pudemos aprender como nossa aventura no interior da Terra? 

Pergunta respondida por Gisele de Oliveira Lima.

Ilustração: Leonardo Barros.

2 thoughts on “Como se forma a lava dos vulcões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *