Do que é feita a gravidade?

A gente aprende na escola que a gravidade é muito importante para a nossa vida aqui na Terra. é ela que faz com que nós e tudo ao nosso redor tenha peso, por exemplo (se bem que um dia de astronauta também seria muito legal, não acha?). E o que é o peso? é a quantidade de massa de alguém ou alguma coisa sofrendo a ação da gravidade.

Sobre o assunto, o Diego, que tem 10 anos e mora em Belo Horizonte, nos deixou a seguinte pergunta: “do que é feita a gravidade?”. Quem nos dá pistas sobre isso é o professor Renato Las Casas, do Núcleo de Astronomia da UFMG. Veja o que ele disse:

“Nós sabemos já há muito tempo que massa atrai massa. Dois corpos que têm massa se atraem com uma força (muito!) pequena, mas a força se torna grande quando a massa desses corpos é igual à massa de um planeta, a massa de uma estrela e assim por diante. A gravidade é justamente aquilo que causa essa atração entre os corpos. A gravidade é o que nós teorizamos para explicar essa atração de massa com massa. Ou seja, um corpo, só por ter alguma massa, cria gravidade em sua volta”. E quanto maior o corpo, maior a força de atração que ele vai ter sobre objetos menores.

Quer um exemplo? Veja o nosso planeta: ele é muito, mas muito maior e mais pesado que eu e você juntos. O fato de ser tão maior que a gente, somado à força da gravidade, é que não deixa você e eu flutuarmos como os astronautas na Lua, onde a gravidade e a massa são bem menores.

One thought on “Do que é feita a gravidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *