O que causa a gripe suína?

Claudinei, a gripe suína passa de uma pessoa para outra de um jeito parecido com o da gripe comum, aquela que a gente vê aparecer todos os anos. Só que tem uma coisa, aquilo que a gente tem algumas vezes por ano e que provoca espirro, nariz escorrendo ou entupido, é, na maioria das vezes, um resfriado. A gripe é uma doença mais grave, que dá febre, dores no corpo e uma fraqueza enorme, que não deixa a gente nem levantar da cama.

Você sabia que a gripe comum, a gripe suína e o resfriado são causados por tipos de vírus? Os vírus são seres bem pequeninhos, menores que as bactérias, que podem, ou não, causar algumas doenças.

A gripe suína pode ser transmitida pela saliva e pelo catarro de quem tem o vírus, principalmente quando essa pessoa tosse ou espirra perto de você. Para se proteger, é bom sempre lavar as mãos com sabonete ou mesmo utilizar álcool em gel, quando possível.
Mas porque ela se chama gripe suína?

A palavra suína significa que veio do porco, mas isso não quer dizer que se pega a gripe direto do porco. Nem mesmo se você comer a carne dele. Ela tem esse nome, porque surgiu primeiro nos porcos, mas, depois de algumas transformações nesse vírus, ele passou a infectar os humanos também.

Hoje, o nome mais correto para ela é gripe A (H1N1). H1N1 é o nome do vírus que causa a gripe A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *