O que causa o infarto?

Provavelmente você já ouviu dizer que alguém “teve um infarto”. Mas já se perguntou sobre o que é isso e quais são suas causas?

Bom, a Mylena, de Caeté, e a Jainy, de Diamantina, deixaram essa pergunta para a gente e o Luiz Fernando, aluno de Medicina da UFMG, dá algumas pistas sobre o assunto. Veja o que ele disse:

Bom, o infarto basicamente acontece quando falta oxigênio para as células de algum órgão do corpo humano. O oxigênio é um gás presente no ar que respiramos e, através do pulmão, ele é absorvido e levado pelo sangue para todas as células do nosso corpo. Todas elas precisam muito desse gás para sobreviver, pois ele ajuda na produção da energia para todas as células do corpo.

Isso pode acontecer, por exemplo, no coração, sendo conhecido como infarto cardíaco. Ele acontece quando o sangue não consegue passar pelas veias e vasos sanguíneos que levam oxigênio para os músculos do coração. Sem oxigênio, aquelas células acabam morrendo – ou seja, um pedaço do coração morre e ele passa a não funcionar direito.

Se comermos gorduras em excesso, com o tempo elas vão se depositando dentro de nossas artérias e acabam impedindo que o sangue passe adequadamente. Daí, a pessoa que sofre de um infarto pode sentir dor, normalmente descrita como um aperto, uma pressão ou mesmo uma sensação de peso no peito. Mas nem toda dor perto do coração significa infarto. Podem doer também o braço esquerdo, as costas, o pescoço e a mandíbula. Também é comum sentir dificuldade na respiração, enjôo, vômitos, suor intenso. Entendeu?

Bem, mas você sabe o que podemos fazer para evitar ter um infarto? é importante fazer exercícios físicos regularmente, comer alimentos saudáveis, como frutas e verduras, evitar comer alimentos gordurosos em excesso. Ah, e não se esqueça! O cigarro também aumenta o risco de doenças no coração. Aliás, cigarro pode causar muitas outras doenças, mas isso fica para uma próxima pergunta…

Um grande abraço e até a próxima!

Interessante, né? Com certeza, muito útil também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *