O que causa o mal da vaca louca?

O que causa o mal da vaca louca? O que será essa doença? Quem nos enviou essa pergunta foi o Raul, que tem 11 anos e estuda no Centro Pedagógico da UFMG. Quem nos dá uma luz sobre esse assunto é Adlane Vilas-Boas, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:

Primeiramente vamos entender o que é o mal da vaca louca. Como você imagina uma vaca louca? Uma vaca que é diferente das outras e faz coisas meio malucas, né? Quando uma vaca ou um boi tem o mal da vaca louca o sistema nervoso deles é afetado por essa doença e eles não conseguem viver normalmente, deixando de fazer coisas simples como andar e comer, levando-os à morte. E quando o cérebro deles é visto no microscópio, fica parecendo uma esponja, diferente do cérebro de uma vaca normal, que não tem buraquinhos.

Mas o que será que causa essa doença?

Os cientistas descobriram que esta doença não é causada por vírus, bactéria ou outro ser vivo, e isso causou um grande susto. Afinal, o que dá origem a essa doença? O mal da vaca louca é causado por uma proteína especial, que ganhou o nome de príon. As proteínas são como bloquinhos que os seres vivos usam para formar todas as células do nosso corpo. Porém, essa proteína príon é diferente e cheia de mistério. Os cientistas ainda tentam entender por que ela faz o cérebro ficar como uma esponja.

A proteína príon pode causar nos humanos uma doença parecida com a da vaca louca. Isso acontece se uma pessoa comer a carne de um boi que tinha o príon, mesmo que ele não fosse um “boi louco”. Felizmente, aqui no Brasil nós não temos nem vacas nem bois loucos por causa da proteína príon.

Interessante, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *