O que é alergia?

O Leonardo de 10 anos e o Gustavo Augusto de 11 anos moram em Caeté,  Minas Gerais, e estavam com esta dúvida. O que é, afinal, a alergia? Perguntamos aos alunos de Medicina da UFMG, Fernanda Nunes e Aluísio Medeiros, que nos ajudaram a responder! Olha só que interessante!

A alergia é uma reação exagerada que o nosso organismo desencadeia ao entrar em contato com algumas substâncias. Isso acontece porque o sistema imune, que possui, dentre várias funções, o papel de defender nosso corpo contra substâncias ou microorganismo que podem nos prejudicar, reage de forma muito forte contra substâncias que normalmente não fazem mal algum ao indivíduo. Coisas simples como poeira, pólen, chocolate, camarão e picada de inseto podem causar alergia.

Ela se manifesta como coceira na pele, nariz ou olhos; inchaço,vermelhidão, lacrimejamento, falta de ar e muitos outros sintomas. Agora, você já reparou que o que pode causar alergia em algumas pessoas, pode não causar nada em outras, né? Isso ocorre, dentre outras coisas, porque a alergia apresenta um fator hereditário, ou seja, se seu pai ou sua mãe é alérgico a algo você tem grande chance de ser também. Então, a alergia nada mais é que uma manifestação do seu corpo em trabalho, só que de forma exagerada. Por isso, é importante ficar atento para evitar se expor ao que causa alergia, afinal é muito desagradável quando acontece uma crise alérgica! Interessante, ne?

2 thoughts on “O que é alergia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *