O que é AVC?

O Igor de 11 anos e que mora em Caeté quer saber: O que é AVC? Quem responde essa para a gente é o Auro Sérgio, aluno de medicina da UFMG:

AVC é aquilo que muitas pessoas chamam de derrame, mas o nome científico para essas 3 letrinhas é Acidente Vascular Cerebral.
Você já deve saber que o cérebro é um órgão extremamente importante, responsável pela organização dos movimentos, pelos sentidos, fala, capacidade intelectual e diversas outras funções, não é mesmo? E para que realize isso tudo é necessário que ele receba uma quantidade suficiente de sangue por toda a vida. Caso essa necessidade de sangue não seja suprida, por exemplo, quando alguma artéria entope ou se rompe (ou seja, quando acontece um AVC) os neurônios ficam prejudicados, e podem até morrer.

Quando a pessoa não morre em decorrência do AVC, diversas sequelas podem acontecer, como paralisia de um lado do corpo, paralisia do rosto ou perda da fala.

O AVC é um caso extremamente delicado e a recuperação das sequelas pode ser difícil ou não acontecer. Normalmente, o derrame ocorre em pessoas mais velhas, e qualquer alteração que prejudique o fluxo de sangue cerebral pode originá-lo. Assim, podemos citar alguns fatores de risco: fumar cigarro, comer muita gordura por muito tempo, pressão alta e outros.

Atualmente, a sigla AVC foi substituída por AVE, que significa Acidente Vascular Encefálico, uma vez que esse evento pode acontecer não só no cérebro, que representa apenas uma parte do encéfalo. Para você entender melhor, o encéfalo é formado pelo cérebro, pelo diencéfalo, pelo cerebelo e pelo tronco encefálico, sendo todos localizados dentro da cabeça. Dessa forma, o acidente vascular  pode ocorrer também em outras estruturas que fazem parte do encéfalo, como o cerebelo e o tronco encefálico.

Interessante, não é?

Ilustração: Bruno Sommerfeld

3 thoughts on “O que é AVC?

    1. Oi! Toda nossa equipe fica muito feliz com seu comentário e por saber que nosso trabalho está sendo feito de forma clara a todos vocês. Agradecemos o carinho!

  1. Olá meu nome é Paula Meneghetti meu filho Arthur Bruno sofreu um AVC intrauterino, hoje tem 9 anos mas não tem sequelas, tenho uma pagina no face junto com a amiga Sandra Avalos que tem a Ana Beatriz que tb sofreu um AVC, em 2017 lançamos também um livro relatando o casos de Ana, Arthur e mais 4 crianças.
    Achei interessante essa abordagem voltada para crianças para explica-lo o que é o AVC, assim ela poderá se atender e até socorrer alguém e também saber se esta sofrendo um AVC. Parabéns a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *