O que é poliomielite?

A Ranália Rafaela, tem 9 anos e mora em Caeté. Ela nos fez a seguinte pergunta: O que é poliomielite? Pergunta interessante, o que será isso que tem esse nome tão estranho? Quem nos ajuda com essa questão é a Fernanda Gregory e o Lucas Eduardo, alunos de Medicina da UMFG:

A poliomielite é uma doença que preocupou bastante o país antes dos anos 1990. Trata-se de uma doença causado por um tipo vírus, o poliovírus, responsável pelo adoecimento principalmente de crianças, o que levou a doença a também ser chamada de paralisia infantil.
Você já ouviu falar nisso? Como o nome diz, as pessoas que ficam doentes podem ter paralisias, ou seja, podem não ter força nos músculos e não conseguir se mexer. Isso pode acontecer na perna, por exemplo.

Mas uma boa notícia para todo mundo é que desde 1994 não há casos dessa doença no Brasil. Nosso país conseguiu isso porque todas as crianças passaram a ser vacinadas contra esse vírus e até hoje isso acontece.  E é importante lembrar que, para que a gente continue livre desta doença, os pais ou responsáveis não podem deixar de levar as crianças pra vacinar. A gente precisa ter atenção!

Agora já sabemos o que é poliomielite! Interessante, né?

2 thoughts on “O que é poliomielite?

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

    1. Oi Marcia! Ficamos felizes com sua mensagem. Que bom que gostou do site. Tentamos sempre atualizá-lo com mais respostas aos questionamentos de nossas crianças. E é interessante e bastante gratificante saber que nosso público não é somente eles. O conhecimento é uma arte que devemos sempre buscar. É isso mesmo! Quanto mais informação sobre os diferentes temas tivermos, melhor.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *