O que é unicelular e pluricelular?

Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as funções para que o ser unicelular possa viver. Já imaginou comer, beber, fazer xixi e respirar com uma única célula?

Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de células. São assim também a maioria dos seres vivos, como os animaizinhos de estimação, os que estão no zoológico, os vermes, os cogumelos e até mesmo as plantas.

Como os seres pluricelulares têm muitas células, cada tipo de célula pode ficar por conta de uma função diferente. Por exemplo: as células musculares se contraem e permitem que você faça movimentos; os neurônios, que são as células nervosas, levam as informações para o seu cérebro e dele para os outros órgãos; as células vermelhas do sangue levam o oxigênio para outras células do seu corpo. Temos ainda as células do pulmão, do fígado, do estômago, do intestino, da pele e muitas outras que juntas formam um ser pluricelular, como a gente, como seu cachorro ou como a árvore do ipê-amarelo.

Ilustração de Leonardo Barros

32 thoughts on “O que é unicelular e pluricelular?

  1. muito boa a piblicaçao na apostila da minha filha nao estva explicando de reito dai ela tirou um0 e teve que fazer recuperaçao quando a gente estudou por esse site ela tiro 10….muito obrigada

  2. Tem certeza que esse site é voltado para crianças? pq eu tenho 18 anos e to amando as explicações feitas aqui…me ajuda bastante nas provas da faculdade…pq são bem claras e fáceis de entender…Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *