O que nos faz pensar?

O que será que faz a gente pensar? Essa pergunta foi deixada para a gente pela Larissa, que tem 10 anos e mora em Belo Horizonte. Como será que dentro da cabeça da gente as informações se processam?

A Adlane Vilas-Boas, que é professora do Instituto de Ciências Biológicas, fala sobre o assunto. Ela explica que a primeira coisa que a gente precisa reparar é que dentro de nossas cabeças existe um órgão chamado cérebro. Ele é que manda em praticamente tudo o que acontece no nosso corpo: “ele é o responsável pela sua alegria, quando você ganha um presente, pelo seu choro, quando você se machuca e sente dor, pela sua memória e pelos seus pensamentos. Além disso, o cérebro ajuda você a mirar e chutar a bola no gol”, diz Adlane. E sabe por que ele é capaz de fazer isso tudo? “é por causa dos neurônios, que são estruturas bem pequenininhas lá dentro dele e dentro do nosso cérebro. Existem bilhões delas”.

Ok. Pensamos porque temos neurônios, mas como eles fazem a gente pensar? Adlane diz que eles “se comunicam uns com os outros, e essas comunicações são como verdadeiras conversas, ou melhor, fofocas! Quando você pensa, por exemplo, em alguém que há muito tempo não vê, pode ter certeza de que muitos neurônios estão conversando. Imagens dessa pessoa são formadas na sua cabeça e você é capaz de se lembrar até do cheiro bom daquela pessoa!”. E nossos neurônios continuam fofocando mesmo quando a gente dorme – é por isso que a gente sonha, por exemplo.

é essa fofoca entre eles que permite que você leia este texto, escute seu colega conversando com você, ou que você brinque, estude, durma, fale e aprenda bastante! Não é legal, isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *