O que precisamos fazer para ter um corpo saudável?

Essa é a pergunta da Adrielle, de Caeté, Minas Gerais.

No nosso organismo acontecem modificações a todo momento. As células se renovam constantemente, e para que isso aconteça precisamos dos nutrientes que serão matérias primas para a construção de novas células. A quantidade de nutrientes que o nosso corpo precisa muda de acordo com várias coisas, como o nosso estilo de vida, nossa idade e nossa saúde de maneira geral. Por exemplo, quando estamos em fase de crescimento, o que ocorre desde quando estávamos na barriga de nossa mãe até chegarmos na fase adulta, por volta dos 20 anos de idade, precisamos de uma maior quantidade de alguns nutrientes, como o ferro e outros sais minerais, as vitaminas, as proteínas, dentre outros. Esses nutrientes vão fornecer ao nosso organismo tudo aquilo que é necessário para que nos sintamos bem. Além disso, eles também são responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo, que é o que nos permite correr, pular, brincar e até mesmo estudar.

Então, você sabe como conseguimos todos esses nutrientes? Isso é simples, é por meio de uma alimentação com uma boa variedade de alimentos. Ter uma alimentação saudável significa comer de tudo um pouco. Quanto mais colorido o seu prato, melhor! Também é importante comermos aquilo que gostamos, e gostar daquilo que comemos. E ficar sempre atentos aquele velho ditado: tudo em excesso faz mal! Isso acontece porque alguns alimentos possuem uma quantidade adequada de alguns nutrientes, mas, em contrapartida, possuem pouca ou nenhuma quantidade de outros. Entendeu? Por isso é importante quando podemos comer verduras, legumes, frutas, carnes, arroz, feijão.

Mas ser saudável vai muito além de nos alimentarmos bem. Fazer atividades físicas é essencial para mantermos o corpo saudável. Hoje em dia muitas crianças passam a maior parte do tempo jogando vídeo game, em frente a computadores e tablets. A falta de atividade física, conhecida como sedentarismo, pode levar ao sobrepeso e obesidade infantil. Essa condição é favorável para o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes. Brincar de correr, pular e jogar bola com seus amiguinhos do prédio, da rua e da escola, são coisas que além de divertidas, te ajudam a ter um corpo saudável. Além disso, quando você brinca com seus amigos, você fica feliz, não é verdade? Você sabia que a felicidade é mais um componente para ter o corpo saudável? Pois é. Fazer o que nos faz feliz nos deixa mais saudáveis.

Existem também os cuidados que devemos tomar com o nosso corpo para diminuir o risco de ficarmos doentes. Alguns desses cuidados são: lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes após cada refeição, tomar banho, beber bastante água, dormir no horário adequado.Você sabia que quando dormimos nosso corpo libera hormônios importantes para o nosso crescimento? Por isso as crianças geralmente dormem mais que os adultos, porque elas estão em fase de crescimento.

Tomar sol durante o dia também e muito importante, porque ele estimula a produção de vitamina D, mas precisamos tomar muito cuidado com ele! Ficar exposto ao sol durante muito tempo ou em horários em que ele está muito forte, pode ser prejudicial. Além de queimaduras de pele, podemos ter também insolação. Por isso, é recomendado brincarmos embaixo do sol de manhãzinha ou no fim da tarde, quando ele já está mais brando.

Pergunta respondida por Fê Gregory e ilustrada por Bruno Lanza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *