O que provoca a estomatite?

O que provoca a estomatite? A Mylena, que mora em Caeté, nos fez essa pergunta. Mas, o que é estomatite? Quem nos ajuda sobre essa questão é a Amanda Teixeira, estudante de Medicina da UFMG:

Apendicite, estomatite… tudo que termina em ITE é porque está inflamado. Apendicite é a inflamação do apêndice, por exemplo. Mas e estomatite? Muitos pensam que estomatite é a inflamação do estômago, mas não é! O radical grego stoma deu origem à palavra boca, assim, estomatite é um nome geral que damos pra qualquer inflamação dentro da boca, como na gengiva ou na língua. Para verificar se está inflamada é só olhar se está vermelha, quente, com bolinhas, ardendo ou com placas brancas que podem sangrar.

A estomatite é comum em crianças e pode ser provocada por um fungo (que é um tipo de microorganismo). A lesão nesse caso é conhecida como sapinho. A criança pode pegar esse fungo na hora do parto, ou então por não comer direito. Outra coisa que pode ajudar esse fungo a crescer na boca da criança é quando ela toma por muito tempo um remédio chamado de antibiótico.

Outro tipo de microorganismo que pode causar a estomatite é o vírus, deixando a boca cheia de aftas – umas bolinhas que quando estouram deixam pequenas feridas que doem e incomodam bastante. A estomatite pode causar febre e falta de apetite devido ao desconforto que essas feridas causam na boca.

Agora você já sabe que muitos microorganismos podem provocar a estomatite. Manter uma alimentação saudável e a higiene bucal é uma maneira de evitar o desenvolvimento das inflamações.

2 thoughts on “O que provoca a estomatite?

  1. Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *