Onde existe a Amazônia?

A Ana Carolina, de 8 anos, que mora em Montes Claros, nos perguntou: Onde existe a Amazônia?

 Ana Carolina, que pergunta legal! A Amazônia apresenta um conjunto de ecossistemas envolvidos pela Floresta Amazônica, e também pela Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta de água doce. A Amazônia fica localizada no nosso país, mas não é  exclusiva do território brasileiro, ela está presente em outros oito países vizinhos. No Brasil a Amazônia está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Tem cerca de 5,5 milhões de km2, ou seja, é mais ou menos 1.500 vezes maior do que sua cidade, Montes Claros. Muito grande não é mesmo?

A Amazônia é tãaao grande, que até hoje existem povos indígenas que vivem isolados e que nunca tiveram contato com os não-indígenas. Muitos deles são guerreiros e caçam usando arco e flecha, alimentando-se do que a floresta pode oferecer. Há entre eles nômades, capazes de construir uma moradia em poucas horas e abandoná-la dias depois.

Com várias espécies de peixes, plantas, pássaros e diferentes animais, a floresta amazônica é uma das maiores riquezas do mundo, mas infelizmente ela sofre a ação de queimadas, mineração e desmatamentos,  que destroem a natureza da região. Essa destruição da floresta amazônica impacta no aumento das temperaturas e na ocorrência de secas em todo o Brasil, inclusive aqui no Sudeste, quer ver porque? O regime de chuvas em algumas regiões do Brasil, principalmente, nas região central, sudeste e até no extremo sul, dependem muito dela, pois a floresta é uma grande fonte de umidade que se condensa em forma de chuva e se dissemina por essas regiões.

Você sabia que dia 21/03, comemora-se o Dia Mundial das Florestas? Esse dia foi criado com o objetivo de conscientizar a respeito da importância das florestas. Precisamos cuidar e lutar pelo bem delas. O que você acha que podemos fazer para protegê-las?

Texto e ilustração de Luana Carelli Reis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *