Por que a gente sente dor?

Boa a pergunta da Iara e do Pedro, que tem 10 anos e moram em Cardeal Mota, também da Rayane de Caeté, do Rener de 14 anos que mora em Diamantina, do Hugo Vinícios de Martinho Campos, do Ronald de BH e da Gabriela, que nos enviou pelo site. Por que será que a gente sente dor? Será que ela tem alguma função específica?

A Fernanda Nunes, que é aluna de Medicina da UFMG, nos ajuda com algumas pistas sobre o assunto.

“Sentir dor pode ser muito ruim, porém é muito importante para o nosso organismo. Não está acreditando? Imagine então se você não sentisse dor e sem querer pusesse a mão no fogo. Se você não estivesse vendo o fogo, você nunca tiraria a mão, assim poderia machucá-la seriamente. A dor, então é um importante aviso de que algo está errado. E assim que você sente você faz algo para aliviá-la. No caso do fogo você tira a mão e não coloca mais.

Mas como isso acontece? A pele está ligada ao cérebro e a outras estruturas através dos nervos. Esses nervos irão passar essa informação para uma célula que fica na medula espinhal, dentro da coluna vertebral. Essa célula da medula espinhal, por sua vez, manda seus músculos se mexerem para que você tire a mão do fogo. Já outros nervos vão chegar até o cérebro e te farão memorizar: “Não devo por a mão no fogo! Não quero me machucar!”

Portanto, além de avisar para que você tome alguma atitude, a dor te faz lembrar que não se deve repetir a experiência dolorosa. E isso garante que seu organismo esteja cada vez mais protegido!”

Bacana, né?

Ilustração: Bruno Sommerfeld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *