POR QUE A GENTE TEM FEBRE?

Oi Ludmila! Quando a gente tem febre, muitas vezes, não temos vontade brincar, sentimos muito frio e temos arrepios e tremores. E isso costuma ser muito chato, não é mesmo? A febre é um sinal de que está acontecendo alguma coisa em nosso corpo e é preciso agir.

O nosso corpo tem uma temperatura constante entre 36 e 37°C, que é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo. Isso mesmo – HI-PO-TÁ-LA-MO.

Em algumas situações, como na gripe, em infecções como infecção de garganta ou quando ficamos um tempo excessivo no sol, algumas células do nosso corpo chamadas de leucócitos, liberam substâncias que sinalizam para o hipotálamo.   Quando essas substâncias chegam pelo sangue ao hipotálamo, a temperatura do corpo aumenta e é nesse momento que temos febre!

O aumento da temperatura funciona então como um sinal – ela diz que alguma coisa está errada no nosso corpo e que é preciso agir. Muitas vezes a febre vai embora sozinha, basta tomar alguns cuidados como tomar bastante água e um banho. Mas se ela continuar durante alguns dias, estiver acompanhado de  outros sintomas ou a febre for muito alta, deve-se procurar ajuda de um adulto e de um profissional da saúde.

Respondida por Amanda Martins e Débora D’ávila

Ilustrada por Dazy Teodoro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *