Por que adolescentes têm espinhas?

Muito boa a pergunta que a Beatriz nos deixou pelo site: “por que adolescentes sempre têm mais e mais espinhas?” Ou melhor, por que mesmo não-adolescentes têm espinhas? O que acontece com a nossa pele quando elas surgem?

Bem, para falar sobre o assunto, consultamos a doutoranda em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Patrícia Martins. Segundo ela, estas elevações avermelhadas ou esbranquiçadas – nesse caso, contendo uma secreção que nosso corpo produz, o pus – aparecem em qualquer idade, mas é mais comum na adolescência. “A denominação correta para espinhas é ‘acne’ que são tipos de lesões na pele”, explica ela.

Segundo Patrícia, “essas lesões podem ser causadas por entupimento dos poros da nossa pele, ou seja, os pequenos buraquinhos por onde saem o suor e os pêlos”. E o que causa esse entupimento? “é o sebo, uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes abaixo da nossa pele. O sebo age como um lubrificante natural da pele, evitando que os pêlos fiquem quebradiços e diminuindo a perda de água da pele quando o ar está muito seco, semelhante à camada de cera presentes nas folhas das árvores”. Quando este sebo fica preso na base do poro, pode causar cravos e espinhas e pode ser um lugar perfeito para que bactérias se multipliquem. “Por isso devemos manter a pele sempre limpa e não espremer cravos e espinhas, o que pode gerar cicatrizes”, conta Patrícia.

E por que elas surgem com mais freqüência na adolescência? Segundo a cientista, isso tem a ver com a puberdade. “é nesta fase que o nosso corpo esta mudando, estamos crescendo e várias substâncias chamadas hormônios sexuais são responsáveis por essas mudanças. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, que na adolescência, aumentam o seu tamanho e passam a produzir mais sebo. Após essa fase de ajuste do corpo, a glândulas sebáceas voltam ao seu estado menos ativado e a freqüência de espinhas na maioria das pessoas diminui”, ela diz.

Patrícia também deixa um recado: “meninos e meninas, fiquem espertos. O excesso no consumo de doces e alimentos ricos em gordura também pode levar ao aparecimento de espinhas. Por outro lado, uma alimentação rica em verduras e frutas contém vitaminas e sais minerais que atuam protegendo a nossa pele contra o aparecimento da acne. Então fica a dica, para ter uma pele bonita e livre das espinhas tenha uma alimentação saudável!”

Anotou aí?

6 thoughts on “Por que adolescentes têm espinhas?

  1. Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *