Por que algumas pessoas nascem com Síndrome de Down?

Olá Renato! Algumas pessoas têm Síndrome de Down quando nascem com um cromossomo a mais. Mas como isso acontece?

Bom, os cromossomos são estruturas presentes no núcleo das nossas células, que se parecem bastante com fios enrolados em formato de X. Eles possuem muitos genes e carregam todas as nossas características, como: a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, a altura, o sexo e muito mais. A maioria das pessoas nasce com 23 pares de cromossomos, totalizando 46. Porém, em um bebê com Síndrome de Down há um cromossomo a mais no par 21,totalizando 47.

Essa alteração pode gerar algumas características comuns em pessoas com Síndrome de Down, como: olhos puxadinhos, músculos um pouco mais moles, mãos pequenas, aprendizado mais lento, facilidade em contrair infecções e algumas podem ter problemas cardíacos. Mas,a maioria desses problemas de saúde podem ser tratados, permitindo que os bebês cresçam e se desenvolvam bastante.

A pessoa com Síndrome de Down pode frequentar escolas regularmente, trabalhar, namorar, brincar, praticar esportes, participar de aulas de música, de dança e de várias outras atividades. É importante a ajuda da família e profissionais da saúde no apoio a tarefas que têm mais dificuldade. E você também pode ajudá-las caso precisem, mas principalmente, sendo um bom amigo.

É importante sabermos que a Síndrome de Down não é uma doença e precisamos tratar essas pessoas como todas as outras devem ser tratadas – com respeito, amizade e compreensão.

Pergunta respondida por Amanda Martins

Ilustrada por Marianna Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *