Por que algumas pessoas são anões?

A Tainá, que mora em Belo Horizonte, nos perguntou Por que algumas pessoas são anões? As pessoas chamadas de anões, na nossa sociedade, são aquelas que cresceram muito pouco, bem menos do que a média da população brasileira e que às vezes tem a proporção entre os tamanhos do tronco e dos membros diferente.

Mas o que será que faz o nosso corpo crescer? Algumas pessoas crescem mais, outras crescem um pouco menos, e outras bem menos. Como isso acontece?

A ciência tem mostrado que com o passar do tempo, as células do corpo de cada pessoa se multiplicam, aumentando em quantidade e isso faz o nosso corpo crescer. Agora para que cada célula se multiplique, ela tem que receber uma informação. Se as células não recebem muito bem essa informação, elas se multiplicam menos e com isso o corpo fica menor.

As informações que influenciam a multiplicação das células e o tamanho de uma pessoa estão nos genes que ficam lá no DNA que cada um herda do pai e da mãe. Então, uma pessoa anã já nasce com essas informações.

Mas veja só: nem sempre um pai anão ou uma mãe anã tem filhos anões e vice versa.

Você já parou para pensar o quanto deve ser difícil a vida dessas pessoas baixinhas em uma cidade que não está preparada para recebê-las?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *