A Caroline de 11 anos e estudante do Centro Pedagógico da UFMG nos fez esta pergunta: Por que as cobras têm cores diferentes? Quem responde essa para gente é o professor Jaime Bertolucci, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba:

“A cor tem muitas funções nos animais, como, por exemplo, a comunicação e a camuflagem. A maior parte das cobras se defende de seus predadores se camuflando no ambiente, isto é, elas desenvolvem cores que atrapalham que outros animais as enxerguem. é por essa razão que muitas cobras que vivem em árvores são verdes, e que as cascavéis e as jararacas têm um padrão amarronzado, o que faz com que elas fiquem praticamente invisíveis entre as folhas secas.”

Legal, não é?