POR QUE AS PESSOAS FUMAM?


Essa foi a pergunta do Pedro, lá de Cardeal Mota, e da Tayná, de Belo Horizonte.


Oi, pessoal. Tudo bem?

Às vezes estamos em ambientes públicos e do nada sentimos aquele cheirinho da fumaça do cigarro, que incomoda bastante, não é mesmo? Pior ainda é quando alguém tem que lidar com esse cheirinho com mais frequência, o que acontece se algum familiar da nossa casa tem o hábito de fumar, por exemplo. 

Mas se sempre escutamos que o cigarro traz tantos malefícios para a nossa saúde, por que será que mesmo assim as pessoas o consomem?

Então… as pessoas fumam porque o cigarro contém uma substância chamada nicotina, que tem um alto poder de viciar e gera uma sensação de “bem-estar”, ativando o nosso sistema de recompensa.  Mas o que é isso? Quando fazemos algo que nos deixa feliz e satisfeito, nosso cérebro produz substâncias que ativam esse sistema. Assim, o cérebro entende que no final das contas, se fizermos aquela ação, vamos ter uma sensação boa. É por isso que muitas pessoas fumam, mesmo sabendo que o cigarro pode fazer um mal danado à saúde. Mas sabia que é possível ensinar o nosso cérebro a ter outros tipos de prazeres? Por exemplo, andar de bicicleta e comer frutas.

A sensação gerada pelo cigarro acontece muito rápido. Pra você ter uma ideia, quando a pessoa fuma, aquela fumaça entra para os pulmões, depois passa para os vasos sanguíneos e, de 7 a 19 segundos, já atinge o cérebro, e é aí que a sensação acontece.

Mas não se engane! Esse “bem-estar” gerado pelo cigarro, no final das contas acaba fazendo muito mal. Vou te dar só alguns exemplos dos malefícios que o cigarro pode gerar: ter mais chances de ter câncer, doenças no coração e no pulmão; ter mais chances de envelhecer mais rápido, de ficar com os dentes amarelos, e ainda com aquele hálito horroroso!

Ah! e você já ouviu falar que largar o hábito de fumar pode ser difícil?
Sim, é verdade! Isso acontece porque o corpo começa a se acostumar com aquela substância, e, deixar de ingerir a nicotina “do nada” pode deixar a pessoa irritada, nervosa ou triste.  Por isso, o melhor mesmo é não começar a fumar!

Agora, você pode estar pensando que aquela pessoa que você ama muito nunca vai parar de fumar, não é mesmo?
Mas não é nada disso! Parar de fumar é possível! Algumas pessoas procuram ajuda de algum profissional para ajudar no processo… Mas o primeiro passo é a pessoa realmente querer.

Agora eu que te pergunto: o que ativa o seu sistema de recompensa?

Pergunta respondida por Bárbara Bandeira
Animação de Marianna Teixeira e Jocosa Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *