Por que as pessoas mais velhas têm cabelos brancos?

Hoje vamos responder a pergunta de 3 crianças: a Érica, de 13 anos, a Maria Eduarda, de 10 anos e o Gustavo, também de 10 anos.

Oi pessoal, tudo bem?

Então, lá na raiz de cada fiozinho de cabelo existem células chamadas de MELANÓCITOS. Ali, elas produzem um pigmento muito especial, chamado de MELANINA. E é esse pigmento que dá a coloração aos nossos cabelos, deixando-os castanho, preto, ruivo ou loiro. Ah! E é essa mesma melanina que também dá a coloração a nossa pele.

Com o envelhecimento, os melanócitos ficam lentos e, assim, reduzem a produção de melanina. Com isso, aos poucos os cabelos começam a ficar grisalhos e com o tempo ficam branquinhos. Então, esse processo é completamente natural, e geralmente começa a acontecer entre os 35 a 45 anos.

Mas você já percebeu que algumas pessoas bem mais jovens podem ter alguns cabelos brancos? Sim! Isso pode ocorrer antes mesmo dos 20 anos de idade, devido, por exemplo, fatores hereditários (aqueles que são passados de pais para filhos). O meu avô teve cabelos brancos muito cedo; e o meu pai também começou a ter cabelos brancos cedo. Isso é um exemplo de característica hereditária. O aparecimento de cabelos brancos mais rápido também é mais comum em pessoas da pele clara, pois possuem menor quantidade de melanócitos, e, assim, menor manutenção da cor.

Porém, nossos hábitos de vida também podem influenciar o aparecimento dos cabelos brancos, como má alimentação, estresse e exposição excessiva ao sol.

Agora eu que te pergunto: será por que ter cabelo ruivo é tão raro?

Texto de Bárbara Bandeira
Ilustração de Bianca Nithack

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *