Por que as pessoas usam óculos?

O Marcos, que tem 10 anos e mora em Caeté, nos deixou uma pergunta sobre algo que incomoda muita gente: ter que usar óculos. Afinal de contas, o que acontece com os nossos olhos para que a gente precise de uma “mãozinha” para enxergar melhor? Quem responde é Fabiana Cassiano, aluna de Medicina na UFMG.

“Oi Marcos! A gente pode usar óculos de sol e óculos de grau. Eles são usados por motivos diferentes! Você já ficou com os olhos ardendo depois de ter ficado muito tempo no sol? Pois é, devemos usar óculos escuros pra impedir que os raios ultravioleta do sol machuquem nossos olhos. Já os óculos de grau são usados quando não enxergamos as coisas direito. Você já deve ter visto, por exemplo, seu avô afastando a folha do rosto para ler alguma coisa, certo? Ele faz isso porque não consegue enxergar as letras direito quando a folha está muito perto. Ele tem um problema que se chama presbiopia que pode aparecer quando a pessoa vai ficando mais velha.

Existem vários tipos de problemas de vista, como miopia, quando a pessoa não vê bem de longe, ou hipermetropia quando a pessoa não vê bem de perto, mas ainda é jovem. é pra corrigir todos esses problemas que a gente precisa usar óculos. Em qual carteira você se senta na escola? Quando você se senta no fundo da sala consegue ver bem o que a professora passa no quadro? Sente muita dor de cabeça? Se você não consegue ler direito o que está escrito no quadro ou sempre tem dor de cabeça durante a aula, conte para a professora e para seus pais e peça para eles te levarem para fazer um exame de vista! Quem sabe você também precisa usar óculos como eu?”

Ficou curioso? Se quiser saber mais, aqui há outras explicações e algumas imagens mais detalhadas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *