Recebemos essa pergunta do Gustavo Souza, de Itapetininga, MG.

Oi, Gustavo! A sua pergunta é muito boa. Eu, diversas vezes, também já me peguei pensando por que alguns seres vivos vivem mais que outros, como: por que será que as borboletas vivem só uns dias, enquanto as tartarugas vivem longos e longos anos?

Bom, esses animais podem viver mais devido ao seu ritmo de vida mais lento, que é a mesma coisa dizer que eles têm o metabolismo mais lento. Isso significa que eles gastam muito menos energia para se manterem vivos.

A relação entre metabolismo e expectativa de vida ainda não é bem compreendida, mas alguns estudiosos acreditam que quanto maior a quantidade de energia que gastamos ou quanto mais rápido o nosso metabolismo, mais o nosso corpo produz algumas moléculas nocivas chamadas radicais livres que, de pouquinho em pouquinho, vão danificando as células do nosso corpo. Assim, as tartarugas vivem mais porque o seu metabolismo lento queima menos energia, liberando menos radicais livres, o que danifica menos as suas células.

Agora, talvez você esteja se perguntando: será que se ficarmos quietinhos, descansando, vamos viver mais, assim como as tartarugas? Nãao, nada disso! A prática de atividades físicas na medida certa, assim como correr, pular e brincar, na verdade, previne o excesso de radicais livres, além de fazer muito bem para o nosso corpo de forma geral.  Mas, atenção: a prática de atividades físicas em excesso, por nós humanos, pode sim favorecer a produção de radicais livres, mas isso só acontece quando gastamos MUUITA energia, de forma exagerada,  como um maratonista, por exemplo.

Além do metabolismo, o tempo de vida desses animais também varia bastante de acordo com sua espécie e com o ambiente em que eles vivem. Por exemplo: se estão em um local com muitos predadores ou não. Para você ter uma ideia, o título de animal mais velho do mundo é de um jabuti gigante, um “primo” próximo das tartarugas. Ele vive em uma área preservada, lá na ilha Galápagos! Isso mesmo! Atualmente, ele tem 188 anos, e se chama Jhonatam. Falando nisso, você saberia me dizer a diferença entre a tartaruga e o jabuti? 

Pergunta respondida e ilustrada por Bárbara Bandeira