Por que as unhas crescem?

Suas unhas demoram ou levam pouco tempo para crescer? Já reparou no jeito que elas crescem? A Vanessa, que tem 11 anos e mora em Cardeal Mota, provavelmente já. Ela nos deixou a pergunta aí de cima e Rafael Coelho, aluno de Medicina da UFMG, nos conta como isso acontece.

As unhas, segundo Rafael, são um “cemitério de células”: são feitas de células mortas, cheias de queratina e sais minerais. Queratina é uma proteína que não deixa a água entrar, e a gente a tem em outras partes do corpo como o cabelo. Os sais minerais ajudam a dar textura e resistência à unha. E como as unhas crescem? Já viu que na parte de cima da unha, bem na base, tem uma parte mais branca? Pois é. Lá é que as células se multiplicam, se enchem de queratina, morrem e são empurradas para frente. Daí elas crescem.

E Rafael chama a atenção para outra coisa: sabia que a aparência das unhas também podem indicar algum problema de saúde? Se elas estiverem fracas, quebradiças ou com uma cor diferente, podem indicar falta de vitaminas, por exemplo.

Mais uma coisa: sabe por que você não sente dor, frio ou calor através das unhas? É porque elas não têm nervos nem vasos sanguíneos. Imagina se a gente sentisse dor quando fosse cortar a unha! Ia ser meio complicado, não é mesmo?

Uma última dica do Rafael: não “coma” as suas unhas! Roer unha é uma grande porqueira, sabia? Imagina toda a sujeira que fica acumulada debaixo dela ao longo do dia! Melhor nem pensar, né?

Ilustração de Bruno Lanza

Quer saber mais?

5 thoughts on “Por que as unhas crescem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *