Por que chocolate dá espinha?

Essa é a pergunta da Bárbara, de 10 anos.

Hummm… chocolate é tão gostoso não é mesmo Bárbara? Muita gente diz que a culpa é dele quando ganhamos aqueles quilinhos a mais ou quando aparece um montão de espinhas no nosso rosto.

Mas olha só que coisa legal, o chocolate já existia a um tempão atrás. Sabe-se que os Maias, uma civilização antiga da América Central, já fabricavam algo parecido com o chocolate. Eles faziam uma pasta com a semente do cacau e misturavam com água, cereais e outras especiarias, como por exemplo, a pimenta. Assim, o chocolate deles era picante e bem amargo porque não tinha açúcar na receita. Hummm, será que era bom? Já o chocolate que compramos na venda ou que ganhamos é basicamente uma mistura de cacau em pó, manteiga de cacau (uma gordura tirada da semente do cacau), leite e açúcar.

Mas será mesmo que o chocolate é um vilão causador de espinhas?

A nossa pele é cheia de buraquinhos, chamados poros, que liberam uma espécie de gordura produzida pelas glândulas sebáceas. Quando há um excesso de produção de gordura o poro acaba entupindo, e as bactérias presentes na pele fazem a festa se alimentando da gordura, o que causa a inflamação do poro. Pronto! Ali surgiu uma espinha.

Pesquisadores dizem que alguns alimentos estimulam a produção de gordura e facilitam a inflamação. São alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, alimentos que quando a gente come, rapidinho estão circulando no sangue em forma de glicose.

Então, Bárbara, já dá para perceber que o chocolate não é necessariamente o grande vilão das espinhas! Oba! Mas sim o açúcar. Como não dá pra tirar o açúcar do chocolate que comemos por aí, o melhor é comer em poucas quantidades, dividir com os coleguinhas ou tentar saborear os mais amargos como os Maias faziam.

Pergunta Ilustrada por Marianna Teixeira e respondida por Bruna Dias e Simon Brethé

Para saber mais, veja: Para que temos pele?

2 thoughts on “Por que chocolate dá espinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *