Por que estalamos os ossos?

A Larissa Lúcia tem 10 anos, mora na Serra do Cipó e mandou esta pergunta para a equipe da Universidade das Crianças. A Fernanda Nunes é aluna de Medicina da UFMG e respondeu para a gente! Olha só:

Aquele barulhinho que a gente escuta quando estala os ossos é resultado da liberação de gás das articulações. Mas o que será essa tal de articulação? Olhe para seus dedos. Cada dobra é uma articulação. E por dentro, ela é formada por ligamentos, ossos e líquido. Os ligamentos são como cordas que amarram os ossos. E o líquido permite que seus dedos se dobrem, deslizando um sobre o outro.

Lembra da liberação de gás que falamos? Ela acontece porque nesse líquido existe gás. E quando você estala os ossos dos dedos, a articulação estica muito e esse gás acaba se soltando do líquido. Então, o barulhinho que você escuta quando estala os ossos dos dedos acontece por causa da expansão desse gás. Mas você já reparou que não consegue estalar os dedos de novo, quando tenta logo depois? é porque esse gás que se soltou precisa de um tempo para voltar para o líquido. E se você quer saber se estalar os dedos faz mal, eu não sei. Será que alguém sabe?

One thought on “Por que estalamos os ossos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *