Por que eu sou parecida com minha mãe? Quem fez minha mãe?

Em comemoração ao dia das mães, o Universidade das Crianças fez um texto baseado em duas perguntas. Uma é da Kassielhe: “Por que eu sou parecida com minha mãe?”, e a outra é do Tiago: “Quem fez minha mãe?”

Você já deve ter ouvido alguém falar: “nossa, como você se parece com sua mãe!”. Pois então, sabia que quando iniciamos nossa jornada na barriga da mamãe herdamos um montão de características dela e também do papai, como a cor do cabelo, a pele e o formato do nariz?

E sabe como isso acontece?
Você foi formada a partir de duas células: o espermatozóide, que veio do seu papai, e o óvulo, que veio da sua mamãe. Elas se juntaram e deram origem a uma única célula, chamada de zigoto, que foi se multiplicando várias e várias vezes até formar você. Aquelas duas células que te formaram continham genes, que carregaram as informações de como você seria, ou seja, carregaram as informações da cor da sua pele, do seu cabelo, da sua altura…

Mas apesar de sermos formados a partir dos genes que vieram dos nossos pais, não somos uma mistura certinha deles. Cada um de nós somos únicos, pois esses genes podem ser combinados de diferentes maneiras. Por isso, pode ser que a gente tenha o “narigão” da mamãe ou o olho esbugalhado do papai. Isso também pode ter acontecido com sua mãe, quando ela herdou as características dos pais dela, os seus avós.

E olha só que curioso: você também pode ter herdado características do seus avós, bisavós ou tatatatatataravós… Isso porque informações genéticas podem ser passadas de geração a geração.

Agora você deve estar se perguntando: e se minha mãe não for biológica? Eu não vou ter nada parecido com ela? Nãaao! Claro que vai ter, pois quem somos é uma combinação não só da genética, mas de vários fatores. Só por conviver com os seus pais, você pode se tornar parecido ou parecida com eles! Assim, você pode adquirir o jeito de conversar da mamãe ou o jeito de andar do papai… O importante é que você saiba que não é preciso ser parecido fisicamente com sua mãe para se identificar com ela e ter uma relação de amor e amizade!

Agora me diz, no que você se acha parecida com sua mãe?

Ilustração de Marianna Teixeira e Maria Carolina
Texto de Bárbara Bandeira e Simon Brethé 

One thought on “Por que eu sou parecida com minha mãe? Quem fez minha mãe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *