Por que existe essa coisa de estações?

Pergunta de Carolina Alvares, de Taquarim (RS)

Oi, Carolina! Para responder a sua pergunta, vamos contar com a ajuda do Davi Barbutti, estudante de Geografia da UFMG.

Eu sempre achei incrível observar como as estações mudam ao longo do ano. Quando criança, eu ficava me perguntando por que somente em determinadas épocas era possível ver flores e árvores bem mais coloridas e bonitas ou épocas que chovem muito, deixando toda nossa roupa mofada. A minha estação favorita sempre foi o verão, pois é aquela época perfeita para ir à praia e pegar um sol, além de viajar com amigos e familiares.  Mas já que o verão é tão bom, por que será que ele não dura para sempre?  

Para entender por que isso acontece, precisamos conhecer os movimentos que a Terra realiza. São eles: a translação, o movimento que ela faz ao redor do sol, que possui a duração total de 365 dias. E o movimento de rotação, onde a Terra gira em torno de si mesma (ou em torno do seu próprio eixo). Ele tem duração de 24 horas, e é responsável pela existência dos dias e das noites.

Então… as estações do ano acontecem basicamente porque o eixo de rotação da Terra é inclinado, e também porque a Terra gira ao redor do sol.  Assim, enquanto a Terra faz o seu movimento ao redor do sol, a sua inclinação permite que em determinadas épocas do ano, metade superior da Terra esteja mais inclinada para o sol, recebendo maior quantidade da luz solar, e outras épocas em que essa mesma região esteja inclinada para o lado oposto do sol, recebendo uma menor parte da luz, como podemos ver na imagem abaixo.

Quando é Verão no hemisfério Sul, por exemplo, isso quer dizer que essa região está mais inclinada em direção ao sol, e aí se prepare para aquele calorão! Nessa mesma época, é inverno no hemisfério Norte, o que deixa o clima mais frio. É aquela época da gente agarrar o chocolate quente e ficar debaixo das cobertas. A Primavera e o Outono são as estações intermediárias, onde nenhuma região da Terra está inclinada para o sol. Dessa forma, os dois hemisférios recebem igualmente a luz solar. Apesar disso, a Primavera e o Outono são estações com diferentes características. Que tal pesquisarmos quais são elas?

Respondida por Bárbara Bandeira
Ilustrações de Bianca Nithack

 

2 thoughts on “Por que existe essa coisa de estações?

  1. Oi, meu nome é Maria Laura, tenho 10 anos e moro em Curitiba no Paraná e eu tenho uma pergunta: “Como os óculos ajudam nós a enxergar melhor?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *