Por que existe professor?

Olá, Paloma! “Por que existe professor?” é uma ótima pergunta. É também uma pergunta muito importante especialmente para algumas pessoas que participam da UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS, por serem professoras. Eu mostrei interesse em ser professora desde pequena. Depois de “mamãe e filhinha”, “escolinha” era minha brincadeira preferida. Ir a escola me fazia muito feliz, eu amava estar com minha turma, brincar no recreio, conversar e interagir com meus professores. Eu realmente sentia a escola como uma segunda casa. Confesso que cresci e sinto muuuuita saudade daquela época!

Bem, há quem diga que professores existem para colocar ordem na sala de aula, para ensinar como as coisas são, como devemos nos comportar e para passar dever de casa.  E, infelizmente, muitos professores são assim. É provável que a maioria das escolas tenha um professor ou professora que ainda acredite que sabe mais e melhor de tudo, sem dar chance para os estudantes mostrarem que também sabem muita coisa! Mas quando imaginamos os professores apenas dessa maneira, as aulas se tornam palestras sem espaço para conversa, onde apenas ficamos encarando o relógio, desejando que o tempo passe rápido pois queremos ir para casa.

Eu creio que a escola é um lugar de descobertas. É onde a gente topa, todo dia, explorar o mundo e nossas capacidades como aventureiros. E os professores estão lá com a gente e para a gente. Estão com a gente nos momentos que temos preguiça ou nos sentimos sem vontade de participar da aventura, incentivando e mostrando quão importante é nossa participação e nos ajudando a termos respeito e cuidado uns com os outros! Quando lembro da minha época na escola e das professoras e professores que eu mais gostava, percebo que eles tinham características muito importantes em comum: humildade, respeito e carinho. Eles respeitavam nossas diferenças e dificuldades, e, com paciência, nos davam espaço para, no nosso tempo, dar nossos passos na nossa educação e, dessa forma, íamos longe!  Era também por causa desses professores que eu amava a escola. E hoje, quero poder trazer essa alegria e gosto aos meus alunos. Assim como  eu amo o ambiente escolar, quero poder transmitir e cultivar o amor pela educação e pelo conhecimento a aqueles ao meu redor! E você? Quais características você mais admira e é grata em suas professoras e professores?

Texto de Laís Marques e ilustração de Marianna Teixeira e Maria Carolina 

One thought on “Por que existe professor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *