Ouça:
Boa pergunta essa do Marcelo, que tem 10 anos e estuda no Centro Pedagógico da UFMG. Afinal de contas, por que a gente não nasce sabendo? Quem responde a pergunta são a professora Débora D’ávila e a aluna Camila Ribeiro, com a ajuda do professor Márcio Dutra de Morais, todos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
“Não nascemos sabendo matemática, tocar piano ou usar a Internet. Mas nascemos sabendo outras coisas! Quer exemplo?
Logo ao nascer, você já sabia que tinha que sugar o seio de sua mãe, não é verdade? Ninguém te ensinou isto! E se você não soubesse, morreria de fome.
Alguns pássaros nascem sabendo que o primeiro ser vivo que eles enxergam na frente depois de sair do ovo será a sua mãe. Isso às vezes é engraçado: se este ser vivo for um gato, o passarinho irá pensar que o gato é a sua mãe…
As coisas que a gente nasce sabendo são aquelas essenciais para a nossa sobrevivência. Isto permite que a nossa espécie sobreviva durante muuuuitos anos. Não nascemos sabendo matemática, geografia e gramática, porque não precisamos disso tudo nos primeiros dias de vida. Mas nascemos com cérebro e órgãos dos sentidos, ou seja, com a capacidade de aprender muitas outras coisas.”
Legal, né?
muito obrigado, ajudou muito o nosso aprendizado!!!!!!!
Achei legal é interessante saber como são essas coisas