POR QUE NOSSO CORPO TEM QUE MUDAR NA ADOLESCÊNCIA?

 

 

O Jadir de 12 anos, que mora em Belo Horizonte nos perguntou: “Por que o nosso tem que mudar na adolescência?”.

Oi Jadir! São tantas mudanças que ocorrem nessa fase, né? Lembro que durante minha adolescência, meu corpo se desenvolveu bem devagar comparado com minhas amigas e ficava muito confusa. Mas, quando percebi que ele estava mudando fiquei assustada e me sentia bem “esquisita”. Será por que nosso corpo tem que mudar na adolescência?

Bom, durante essa fase da adolescência chamada de puberdade, o nosso corpo começa a produzir hormônios que são substâncias químicas que ajudam o corpo a funcionar. O hormônio que causa a maioria das mudanças no corpo do menino é a testosterona, e é aí que pode aparecer aquela voz desafinada, ombros mais largos e aquele cheirinho ruim debaixo do braço depois que você joga bola. Nas meninas, pode surgir a primeira menstruação e as mamas podem começar a aparecer, e os hormônios responsáveis por isso são o estrógeno e a progesterona. 

Geralmente, a puberdade pode aparecer dos 8 aos 13 anos nas garotas e dos 10 aos 15 nos garotos. Essa grande diferença de idade pode ajudar a explicar por que  eu me sentia confusa enquanto minhas amigas já apresentavam várias mudanças no corpo. Se isso estiver acontecendo com você, não se preocupe! Apesar de todos passarem pela puberdade, não quer dizer que todas essas mudanças vão ocorrer no corpo ou que se desenvolvam da mesma forma. Somos diferentes um do outro, e as alterações não dependem só dos hormônios, mas também da genética e do nosso estilo de vida, como: a prática de exercícios físicos, o sono e a alimentação.

Para saber mais, acesse estes links:

Como nosso corpo se desenvolve tão rápido?

Como as pessoas crescem?

Texto revisado por Amanda Martins e Ilustrado por Leonardo Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *