Por que o clima frio nos faz ficar gripados?

Hoje vamos responder a pergunta da Xaiane!

Oi Xaiane, tudo bem?

Pois é, eu entendo bem a sua preocupação. Geralmente em épocas que fazem frio pegamos aquela gripe que acaba com o nosso humor. Mas será por que isso acontece, principalmente nessas épocas?

Quando o clima está frio, nós preferimos ficar em locais com portas e janelas fechadas, pois, assim, o ambiente fica ainda mais quentinho, não é mesmo? Então… se estamos em um lugar fechado, a transmissão do vírus da gripe pode ser facilitada. Mas isso só acontece caso alguém gripado esteja ou tenha passado no local. 

Além disso, no inverno, o ar tende a ficar mais seco, o que acaba ressecando as nossas vias respiratórias (que é o caminho que o ar passa até chegar lá nos pulmões). Com isso, algumas substâncias responsáveis pela defesa do nosso organismo são destruídas. E aí fica mais fácil a gente pegar gripe. 

Até aqui já entendemos que o que causa mesmo a gripe é o vírus que invade nosso corpo. Por isso, sim, você pode sair no friozinho ou pegar aquele ventinho sem se preocupar com ela, contanto que você tome alguns cuidados que vou te falar já, já! Mas, olhe só: ficar no frio demais pode diminuir a nossa temperatura e isso não é legal, pois, o nosso corpo precisa estar em uma temperatura adequada para trabalhar direitinho. Sabe quando o seu queixo começa a tremer e os seus pêlos ficam arrepiados quando você está sentindo frio? É o seu organismo tentando fazer com que você produza calor, evitando que a temperatura do seu corpo diminua ainda mais.

Passar muito frio não é nada bom, né?
Infelizmente tem muita gente na rua que passa muito frio. Que tal, então, caso você tenha algum moletom que não use mais, fazer doação para essas pessoas?

Ah, e não esqueça! Para evitar a gripe, podemos tomar a vacina, além de ter hábitos como lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool gel, principalmente após tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos, boca e nariz, e também manter hábitos saudáveis, ok?!

Agora eu que te pergunto: qual a diferença entre gripe e resfriado?

Respondida por Bárbara Bandeira
Ilustração de Maria Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *