Por que o corpo da mulher é diferente do homem?


Por que existem diferenças entre o corpo de homens e mulheres? Esta foi a pergunta que a Caroline de 9 anos que mora em Caeté (MG) e a Ana Luiza, que tem 10 anos e mora em Cardeal Mota (MG) deixaram para a gente. Veja só o que a Cristina d’ávila, que é psicóloga e mestre em Educação pela FAE/UFMG, e a Débora D’ávila, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG nos disseram sobre o assunto:

“ Se a gente olhar por debaixo da roupa, Caroline, é fácil perceber como cada corpo é diferente do outro, não é? E dentro de cada corpo existem também várias diferenças. Por exemplo: grande parte das pessoas que se apresenta como mulher tem vagina, que é um canalzinho que segue até o útero, o órgão onde o bebê se desenvolve.
E por que existem essas diferenças?Uma das explicações para isso está nos nossos genes, que ficam lá no núcleo das células, minúsculas partes do nosso corpo. Então, os genes da mulher fazem o corpo dela se desenvolver de forma diferente do homem, desde quando ela ainda estava na barriga da mãe.Com a chegada da puberdade, o corpo se transforma e outras diferenças entre homem e mulher aparecem na voz, no crescimento de pelos, no tamanho dos seios…Isso tudo acontece, dentre outras coisas, por causa de substâncias chamadas hormônios, que são produzidas em quantidades diferentes no corpo do homem e da mulher.
Mas um homem é diferente de outro homem e uma mulher é diferente de outra, não é?Isso ocorre porque a produção dos hormônios, o jeito como cada pessoa vive e outras coisas que interferem no desenvolvimento do corpo também são diferentes de um homem para outro e de uma mulher para outra. às vezes nós ouvimos coisas como: meninos usam roupas azuis, verdes e meninas gostam de vermelho e rosa; meninos são bagunceiros e agitados e meninas são organizadas e tranquilas. Mas será que meninos e meninas são assim mesmo? O jeito como cada pessoa se comporta, Caroline, é em grande parte aprendido em casa, na escola, na TV… é por isso que o modo de ser homem ou mulher muda de uma época para outra, de um lugar para outro e até mesmo de uma pessoa para outra.
E o mais bacana disso tudo é que as pessoas não nascem prontas e cada uma pode criar o seu próprio jeito de ser! “

9 thoughts on “Por que o corpo da mulher é diferente do homem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *