Por que o dente só cai uma vez?

Quando a gente é criança, tem que trocar os dentes de leite pelos permanentes, que vão nascendo aos poucos. Mas você tem ideia sobre por que os dentes que nascem depois não caem?

Para falar da pergunta que o Leo (seis anos), nos deixou pelo site e a Letícia (de 12) de Diamantina Minas Gerais, a estudante de Fisioterapia da Universidade de Formiga, Thuanny Arantes, e a aluna de Medicina da UFMG Ana Luiza Reis dizem o seguinte: “é porque crescemos!”. E como será que isso acontece?

Thuanny explica que “a formação dos nossos dentes tem início quando ainda estamos na barriga da nossa mãe. Mesmo que não possamos vê-los, eles já estão lá, na nossa arcada dentária. E na verdade, quando somos bebês, não precisamos muito dos dentes, já que nos alimentamos basicamente de leite materno. Com seis meses, os dentes de leite começam a surgir. Eles são muito importantes para nos ajudar na mastigação dos alimentos e no desenvolvimento da fala. Eles se completam por volta dos quatro anos, totalizando vinte dentes. Aos seis anos, os dentes de leite começam a cair. Isso acontece por um motivo: continuamos a crescer e os nossos ossos e músculos precisam acompanhar esta mudança”.

Ana Luiza explica que isso acontece assim: “como os dentes permanentes cresceram, eles passam a empurrar os dentes de leite. E não é só isso. O dente é preso no osso por uma raiz, assim como as árvores se prendem à terra. Então, ao mesmo tempo que o dente permanente empurra o dente de leite, a raiz do dente de leite começa a se desfazer. Aí o dente de leite fica mole, cai e deixa espaço para o dente permanente apontar e terminar de crescer!”

Esse processo de crescimento se estende pela adolescência, “e à medida que os dentes de leite vão caindo, os seus espaços são preenchidos pelos dentes permanentes. Pelos 12 e 14 anos, já temos 28 dentes e depois dos 17 anos, os sisos (que ficam na parte de trás da arcada dentária) aparecem, e assim ficamos com 32 dentes”, explica Thuanny.

é por isso que você, com os seus seis ou sete anos, não tem os dentes iguais aos de uma pessoa de 30 anos!

3 thoughts on “Por que o dente só cai uma vez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *